Catedral Metropolitana São Francisco de Paula

Catedral Metropolitana São Francisco de Paula

Explore

Explore Pelotas:

O que você quer conhecer hoje?

Você também pode gostar:

Descrição sobre reformas

O Theatro passou por várias reformas, assim como alguns dos outros prédios antigos do entorno da praça, com o intuito da modernização, vindo com o surto de urbanização que ocorreu durante a segunda metade do século XIX.

Em 1834 o prédio ostentava a fachada com detalhes em madeira, que logo na primeira reforma, ocorrida durante a década de 1870, foram substituídos por detalhes em ferro. Foi o período da construção dos casarões seis e oito do entorno da praça Coronel Pedro Osório, já com um estilo totalmente adaptado à modernidade. 

A próxima reforma foi ainda mais radical, ocorreu em 1916 e transformou totalmente a fachada, abolindo as colunas e inserindo elementos iconográficos representando os usos do Theatro. É classificada como Art Noveau. Esta mesma reforma substituiu o sistema de velas do lustre por eletricidade. Outra ainda ocorreu em 1927, para anexar ao Theatro um terreno localizado à rua 15 de Novembro. Neste espaço encontram-se instalados atualmente a Administração do Theatro e o Memorial Theatro Sete de Abril.  A reforma mais recente foi concluída em 1988 e buscava retomar a forma original do prédio. 


Saiba mais