Theatro Guarany

Theatro Guarany

Explore

Explore Pelotas:

O que você quer conhecer hoje?

Você também pode gostar:

Detalhe

A presença do pintor italiano Aldo Locatelli (1915-1962), em Pelotas, foi marcante. A genialidade de Locatelli surpreende por sua suprema seriedade de um lado, mas capaz de brincar com os elementos e figuras e da grande variedade de estilos, do classicismo ao expressionismo.

         A vinda do “mago das cores” à Pelotas resulta do convite feito pelo bispo D. Antonio Záttera que visitava com frequência a Diocese de Bérgamo (cidade natal de Locatelli). Em uma dessas viagens, o Bispo contratou Aldo Locatelli,  Emilio Sessa –  planejador e decorador  e Adolfo Gardoni – estucador e dourador- para realizarem o projeto na Catedral.

O conhecimento cultural e religioso de Aldo Locatelli eram impressionantes. A tendência do artista era a pintura mural . Ele pintava com leite, misturava-o nas tintas, usava a gordura do leite – afirmou a esposa do então sacristão que fazia a limpeza para Locatelli. Especialistas afirmam que seria necessária uma análise química detalhada nas pinturas para saber se o artista usou ou não gema de ovo e leite em suas pinturas.

Fonte

Saiba mais