Bibliotheca Pública Pelotense
ExploreExplore Pelotas:
O que você quer conhecer hoje?
Bibliotheca Pública Pelotense
Museu do Doce
Mercado Central de Pelotas
Teatro Sete de Abril
Theatro Guarany
Catedral Metropolitana São Francisco de Paula
Praia do Laranjal
Você também pode gostar:
Detalhe
Na Cúpula da Catedral Metropolitana São Francisco de Paula, Locatelli fez uma réplica dos elementos que usou na Cúpula da Igreja N. S. dos Remédios, em Gênova, Itália. O afresco é dividido em três partes: a APOTEOSE DE SÃO FRANCISCO DE PAULA, ANJOS QUE CANTAM NA APOTEOSE e ANJOS QUE TOCAM NA APOTEOSE. Sobre o feitio das pinturas na Cúpula, Gottuzo relatou:
Os três grandes painéis que formarão a base da cúpula apresentam-se também com as mesmas características de harmonia e composição. A figura de São Francisco, sempre em evidência, domina o espaço, mais pelo jeito e pelo sentimento, do que pelas próprias dimensões. Os três painéis se ligam num conjunto de composição em que cada um faz parte de um todo. Foi sob essa impressão que subi os dois lances de escada íngreme, sem corrimão, de uma dificuldade que me pareceu muito bem estudada, para impedir a visita dos importunos. Lá encima estavam Locatelli e Gardoni, seu companheiro de trabalho, duas figuras tipicamente italianas. (...)O que vi lá em cima foi além do que os esboços prometem.
O painel que pude admirar no meio da moldura importuna dos andaimes foi o do centro, em que a figura do Santo aparece aos pobres e enfermos. Vi, logo, como a ânsia de perfeição do artista não tem limites, a figura do doente no primeiro plano, à direita, de cor macilenta apoiada sobre o braço esquerdo apresenta melhor atitude do que no esboço. Essa figura é o bastante para julgar das possibilidades do grande artista que é Locatelli, o qual, dentro dos poucos anos vividos, já pode criar, na difícil arte do afresco, um mundo que o tempo respeitará e as gerações futuras admirarão”.