Bibliotheca Pública Pelotense

Bibliotheca Pública Pelotense

Bibliotheca Pública Pelotense

Localização: Praça Coronel Pedro Osório, 103 - Centro

Contato: 

Telefone:  (53) 3222-3856

E-mail: administracao@bibliotheca.org.br | bibliotecaria@bibliotheca.org.br


Redes Sociais:

Facebook: /BPPelotense

Instagram: @bppelotense


Resumo

Criada para atuar como centro multicultural de caráter regional, a Bibliotheca Pública Pelotense abriga para além de estantes livros, diversos projetos de formação de leitores, democratização de acesso à literatura, música, teatro, cinema, contando ainda com parcerias visando proporcionar uma educação patrimonial completa e de qualidade.

História

Nos idos de 1875, mais precisamente em 14 de novembro, uma assembleia que reúne 45 pessoas lança as bases de uma sociedade civil, sem fins lucrativos, cujo nome e modelo são preservados até os dias atuais: a Bibliotheca Pública Pelotense. Idealizada por Fernando Luís Osorio, filho do general Osório, em princípios de 1871, a ideia é entusiasticamente patrocinada por Antônio Joaquim Dias, diretor do jornal Correio Mercantil, que, em 12 de novembro, publica em seu jornal um convite “dirigido aos obreiros do progresso público para reunirem-se em 14 do mesmo mês, nos salões da Sociedade Terpsychore, para a fundação da nova instituição cultural”.

Inicialmente a casa biblioteconômica foi instalada em um terreno doado pelo Visconde da Graça, seu acervo inicial continha apenas 960 volumes.

Em 1877, em um tempo de expressiva exclusão social, quando praticamente inexistia no território nacional um sistema de ensino, a diretoria da Bibliotheca, focada na prestação de serviços educacionais e culturais à comunidade, cria cursos noturnos para as classes menos favorecidas, ofertando cursos gratuitos de alfabetização para adultos.

No ano seguinte, dá outro importante passo na área a que se destina: começam as conferências públicas, quando a instituição traz a Pelotas nomes relevantes nos mais diferentes campos do conhecimento humano. Sua atual sede foi inaugurada em agosto de 1888 situada na Praça Coronel Pedro Osório, n° 103. O segundo piso da Biblioteca Pública Pelotense foi projetado por Caetano Casaretto e inaugurado em 1915, este e

Visita 360°

Aperte o play e conheça a Bibliotheca Pública Pelotense por dentro. 

É possível mecher o vídeo para olhar em todas as direções, assim como clicar para pausar e aproveitar melhor os ambientes. 

Aproveite!


Detalhe

Durante os seus 139 anos de serviços prestados à comunidade, a Bibliotheca Pública Pelotense abrigou em suas instalações: a faculdade de Direito, o Conservatório de Música e a Escola de Belas Artes, a Associação Comercial, o Clube de Cinema, o Instituto Histórico e Geográfico de Pelotas e a Academia Sul Rio-grandense de Letras. Destacam-se, ainda, a realização do concerto de fundação da Sociedade de Cultura Artística, com a apresentação de consagrado pianista chileno Cláudio Arrau; a realização dos ensaios da Orquestra Sinfônica de Pelotas, fundada na BPP em 28 de janeiro de 1929; e a fundação da antiga Escola de Artes e Ofícios, predecessora do Instituto Federal Sul Rio-grandense, em sessão de Diretoria da Bibliotheca.

circle radio_button_unchecked radio_button_unchecked radio_button_unchecked radio_button_unchecked