Museu do Doce

Museu do Doce

Museu do Doce

Localização: Praça Coronel Pedro Osório, Casarão 8 - Centro, Pelotas - RS, 96015-010

Telefone: (53) 3921-6291

E-mail: catedral.metropel@gmail.com

Redes Sociais:

          Facebook: /museudodoce

          Instagram: @museudodoce

          Site: https://wp.ufpel.edu.br/museudodoce/

Horário de Funcionamento/Visitação: 

        Fechado ao público por tempo indeterminado em razão da pandemia de COVID-19


Resumo

O Museu do Doce da Universidade Federal de Pelotas foi criado em 30 de dezembro de 2011. Configura-se como órgão suplementar do Instituto de Ciências Humanas da UFPel e tem como missão salvaguardar os suportes de memória da tradição doceira de Pelotas e da região e como compromisso, produzir conhecimento sobre esse patrimônio. 


A casa histórica que sedia o Museu do Doce foi construída em 1878 a mando de Francisco Antunes Maciel, político pelotense que foi Conselheiro do Imperador. Em 1950, a família mudou-se para o Rio de Janeiro e alugou a casa para uso do Comando da atual 8ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército Brasileiro. 


Em 1977, a casa foi tombada em nível federal pelo Iphan e comprada pela UPFel em 2006. Em 2010, a UFPel deu início ao processo de restauração e adequação das instalações para uso do Museu. Em 2013, o restauro foi concluído e o Museu do Doce instalou-se na casa.

Descrição sobre acervos e coleções

O Museu do Doce preserva uma série de objetos que têm origem nas tradições doceiras de Pelotas e região, como também de peças que se relacionam direta ou indiretamente com essas tradições. O doce local como fenômeno cultural que se reconhece por meio desses diversos suportes e registros, ganha narrativas e representações a partir das diferentes articulações possíveis entre esses conjuntos.

Todas as coleções preservadas no Museu do Doce surgiram a partir de doações realizadas pela comunidade. Algumas dessas coleções devem sua conformação a partir de expressivos conjuntos com origem em um único doador. Frequentemente o museu recebe doações individuais de peças que dialogam com as coleções já existentes.

Atualmente são seis as coleções preservadas, além de duas subcoleções. Essas divisões materializam uma organização contextual para as peças, bem como oferecem uma marca distintiva por grupo de objetos (sigla) para a documentação gerada sobre o acervo. Em 2019 iniciou-se ainda uma coleção referente a doces industrializados com origem em tradições e modelos de produção diversos e com origem em outras regiões, tendo surgida a partir de doações recebidas para a realização da exposição temporária intitulada “De Madeleines e Pirulitos: o doce na infância”.

Detalhe


No ano de 2020 a série televisiva "Conhecendo Museus" apresentou um episódio especial sobre o Museu do Doce veiculado na TV Brasil. O programa está atualmente disponibilizado no canal da série Conhecendo Museus no Youtube e você pode assistí-lo a partir do link.

circle radio_button_unchecked radio_button_unchecked radio_button_unchecked