Mercado Central de Pelotas

Mercado Central de Pelotas

Mercado Central de Pelotas

Localização: Praça Sete de Julho, 179 - Centro

Telefone: (53) 3225 7755 | (53) 3222 0808 E-mail: mercadocentralpelotas@gmail.com

Redes Sociais:

Facebook: /mercadocentralpelotas

Instagram: @mercadocentralpelotas

Horário de Funcionamento/Visitação:

Segunda a Sábado das 09h às 19h30


#Cultural #Patrimônio #Gastronomia


Resumo

Com sua ordem de construção tendo sido assinada em 1846, o Mercado Central de Pelotas renasceu após ser restaurado e requalificado. No interior do prédio que abriga comércio pelo menos desde 1851, a oferta é variada. Ao cair da tarde e aos sábados, os bares são palco para manifestações variadas de cultura popular: música ao vivo, roda de samba e exposições artísticas.

Diferentes tipos de empreendimentos como bares, restaurantes, docerias, lojas de artesanato e souvenirs, comércio de produtos naturais e coloniais, barbearias, peixarias e açougues estão entre as atrações do Mercado Central de Pelotas. Na Banca 75, fica o Centro de Atenção ao Turista e o Memorial do Mercado, que conta em detalhes a história do prédio e do seu entorno. Apresentações musicais, eventos do Dia do Patrimônio e até um Mercado de Pulgas, semelhante às tradicionais feiras de antiguidades populares em Montevidéu, ocorrem regularmente no pátio interno e no Largo Edmar Fetter.

Visita 360°

Aperte o play e conheça a Mercado Central por dentro. 

É possível mecher o vídeo para olhar em todas as direções, assim como clicar para pausar e aproveitar melhor os ambientes. 

Aproveite!

Detalhe

A Torre do Mercado Central é inspirada na famosa Torre Eiffel e tem um farol no topo. A torre foi importada de Hamburgo, na Alemanha. Hoje o farol não funciona mais, mas antigamente havia uma poderosa luminária rotativa no farol, este que servia de base para a estátua do Deus Mercúrio. Um temporal em 1969 fez com que a estátua ruísse, mas ela já foi restaurada e hoje embeleza o interior do mercado.


Foto: Luciano Lemos

Detalhe

A Estátua do Deus Mercúrio é uma reprodução da obra do escultor Giambologna, encomendada pela família Médici no século 16. A escultura forjada originalmente em zinco foi instalada no topo do relógio do Mercado, durante a primeira reforma do prédio, entre 1911 e 1914. Por ser uma reprodução do artista italiano, a obra possui exemplares gêmeos em diversas cidades do mundo. Antes do incêndio que atingiu o Mercado em 1969, a estátua já havia sido retirada da Torre, por razões desconhecidas. 

Em 2019, a obra foi recuperada por restauradoras da UFPel, após iniciativa da Prefeitura. Hoje, está instalada em um pedestal localizado entre as bancas 76 e 77

Detalhe

Os seguidores das religiões afro-gaúchas acreditam que no “cruzeiro” central do Mercado Central esteja assentado o Orixá Bará, que na concepção africana, é a entidade que abre os caminhos, sendo também o guardião das casas e cidades. Ali estaria “assentado” o Orixá em forma, imagina-se, de uma pedra. Este objeto, também chamado pelos religiosos de Ocutá, estaria enterrado na área central do Mercado, significando que o Orixá está ali, para ser visitado, cultuado e receber oferendas. O Bará representa também o trabalho, a fartura e o início de todas as coisas. Por isso, é muito comum ver religiosos em seus ritos jogarem moedas no centro do Mercado, principalmente perto da Banca Central. 

Em 1º de julho de 2021 foi instalado um adesivo no centro do Mercado Público de Pelotas, proposto como instrumento demarcatório da tradição de matriz africana no município. No adesivo, as chaves e correntes ao centro representam o elo de ligação ao Orixá Bará, e a moldura com imagem em volta remete a matriz afro diaspórica.


Fonte

circle radio_button_unchecked radio_button_unchecked radio_button_unchecked radio_button_unchecked radio_button_unchecked